Bulimia Nervosa
- Gonçalo Pereira
- Jun 28, 2024
- 2 min read
Updated: Jul 10, 2024

A Bulimia Nervosa é uma perturbação do comportamento alimentar, muitas vezes confundida com a Anorexia.
Não são, contudo, a mesma coisa!
Na Bulimia existem episódios de ingestão alimentar compulsiva associados a um IMC superior a 17.5. Estes episódios incluem:
Uma ingestão de quantidades de alimentos superiores ao que uma pessoa comeria normalmente no mesmo período de tempo (exemplo: um hamburger, duas tostas, uma garrafa de coca-cola e uma torta, em 30 minutos).
Sensação de perda de controlo sobre o ato de comer durante estes episódios.
Muitas vezes existem sentimentos de vergonha associados a estes episódios, dado que estes tendem a ser escondidos, a acontecer longe dos olhos de outros.
Para impedir o aumento de peso e/ ou influenciar a forma corporal, são adotados comportamentos compensatórios, como:
o vómito;
Laxantes;
Exercício excessivo;
Laxantes;
Jejum;
Entre outros.,
Para além disto, o peso e / ou a forma corporal são considerados de importância extrema, estando ligados ao valor pessoal. O corpo é visto como um instrumento de comparação social, como fonte de valor pessoal.
Tanto os episódios de ingestão compulsiva como os comportamentos compensatórios acontecem pelo menos 1 vez por semana durante três meses.
É muito mais comum em mulheres, tende a surgir no fim da adolescência e está muitas vezes associada a sintomatologia depressiva.

Os estudos de prevalência tendem a focar-se nas sociedades ocidentais, onde é estimado que 1.5 em cada 100 pessoas sofra de Bulimia Nervosa.
Aos olhos de muitos, estes comportamentos podem parecer estranhos. Afinal porquê causar o próprio sofrimento ao vomitar, fazer exercício excessivo, ou abusar de laxantes?
Porque o peso e a imagem corporal são fontes de valor pessoa! e abandonar estes comportamentos é abandonar uma forma de sentir este valor. Especialmente nas sociedades ocidentais há uma grande pressão para a magreza. Isto é agravado pela comparação social, especialmente acessível hoje em dia; nunca foi mais fácil vermos fotografias de outras pessoas e compararmo-nos com elas, com todo o impacto negativo que isto pode ter.
Perigos associados
Os comportamentos compensatórios, especialmente o vómito, são extremamente prejudiciais.
Para além de não cumprirem o objetivo pretendido (e.g., o vómito elimina menos de 50% do que é ingerido; os laxantes apenas diminuem o peso através da perda de água), estes comportamentos têm consequências graves para a saúde física, estando associados a problemas a nível cardíaco, da flora intestinal, etc.
O vómito tende a ser o comportamento compensatório mais comum. Muitas vezes é induzido recorrendo ao uso dos dedos, mas isto nem sempre é o caso!


“Se quer uma receita para a infelicidade, esta seria focar-se nas coisas que critica ou não gosta em si mesma”
Paul Gilbet
Comments